meta description e seo

Meta Description e SEO – Sucesso para o seu site

A meta description e SEO caminham juntos e sua combinação traz sucesso para sites (institucionais ou lojas virtuais).

A meta description é tag em HTML de até cerca de 155 caracteres,  que resume o conteúdo de uma página. Os mecanismos de pesquisa mostram a meta description nos resultados da pesquisa, principalmente quando a frase pesquisada está dentro da descrição. Portanto a meta description e SEO são cruciais para sua página.

O que a meta description faz?

O objetivo de uma meta description para sua página é simples: fazer com que alguém pesquise no Google para clicar em seu link. Em outras palavras, as meta descrições estão lá para gerar cliques dos mecanismos de pesquisa.

Algumas pessoas dizem que não há benefício direto na classificação da meta descrição – eles não usam isso no algoritmo de classificação. Mas há um benefício indireto: o Google usa a taxa de cliques (CTR) como uma forma de descobrir se você é ou não um bom resultado de pesquisa.

Quanto mais pessoas clicam no seu resultado, então elas esperam – com base em sua posição – subir no ranqueamento. É por isso que otimizar a meta descrição é tão importante quanto otimizar seus títulos.

Melhores práticas para uma boa meta description e SEO

Vamos falar de alguns pontos que podem ajudar a melhorar sua meta description e SEO:

  1. Pode ser até 155 caracteres – às vezes até um pouco mais.

    Não há “número correto” de caracteres aqui porque sua descrição pode ser interrompida, dependendo do que o Google adiciona ao seu resultado de pesquisa. O Google pode, por exemplo, adicionar a data a um artigo, o que reduz o número de caracteres disponíveis.

  2. Deve ser acionável e escrito em voz ativa.  

    Se você considerar a meta descrição como o convite para a página, você não pode simplesmente torná-la uma frase simples e sem graça.  Precisa ter uma ação implícita e preferencialmente uma interação com o leitor.

  3. Pode conter conteúdo estruturado.

    Se você tem um produto para especialistas em tecnologia, focar nas especificações técnicas do produto pode ser uma boa ideia – fabricante, SKU, preço, coisas assim. Se o visitante estiver procurando especificamente por esse produto, as chances são de que você não precisará convencê-lo e a presença de informações como o preço acionará o clique.

  4. Deve corresponder ao conteúdo.

    Isso é importante. O Google descobrirá meta descrições que tentam enganar o visitante e podem até penalizar o site que faz isso. Mas, além disso, descrições enganosas provavelmente aumentarão a taxa de rejeição e é uma má ideia apenas por esse motivo. Faça com que a meta descrição corresponda ao conteúdo da página.

  5. Deve conter a palavra-chave de busca.

    Se a palavra-chave de pesquisa corresponder ao texto na meta description, o Google estará mais inclinado a usar essa meta descrição e destacá-la nos resultados da pesquisa, o que tornará o link para seu site ainda mais convidativo.

  6. A meta descrição deve ser única.

    Se sua meta descrição é a mesma das outras páginas, a experiência do usuário no Google será prejudicada. Embora os títulos das páginas possam variar, todas as páginas parecerão iguais, porque todas as descrições são as mesmas.

Enfim, gostou das dicas de meta description e SEO? Conheça mais nossa estrutura de E-Commerce clicando aqui.

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Fonte: NPW iT

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